Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de Práticas de Estudo na Comunidade Acadêmico-Digital
Minicurso: Vivências de Meditação, Relaxamento e Respiração
A meditação insere-se no campo das práticas tradicionais integrativas e contemplativas, que vem ganhando destaque e ênfase no cenário mundial, a partir das evidências dos efeitos na vida das pessoas e das coletividades, e das contribuições para a compreensão dos processos da mente e da consciência humana. A prática tem sido utilizada como estratégia de intervenção frente aos diferentes problemas atuais do mundo moderno, como violência, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, ansiedade, estresse, distúrbios psíquicos, temáticas atualmente relevantes no contexto universitário. O minicurso objetiva ensinar, através da vivência, práticas de meditação, relaxamento e respiração para estudantes universitários ou demais interessados, na perspectiva de desenvolvimento de estratégias de cuidado da saúde mental, manejo do estresse, ansiedade e emoções; disseminar o conhecimento de técnicas de meditação e contribuir para a construção de cultura de paz. Serão ofertados áudios e exercícios, em 10 aulas, com vivências das técnicas e acompanhamento do desenvolvimento de cada participante. Projeto aprovado PROEXWeb: 23112.108381/2019-21.
Ressonância Magnética Nuclear e suas aplicações
Entendimento dos fundamentos da Ressonância Magnética Nuclear (RMN), seus princípios básicos e a noção histórica do seu desenvolvimento.
Noções de uso e aplicação da RMN em diversas áreas do conhecimento.
Capacidade de executar e interpretar experimentos simples em um equipamento de RMN de baixo campo.
Instrumentação Digital para o Ensino de Física
Apresentar as linguagens de programação Python e Javascript como ferramentas poderosas, e ao mesmo tempo acessíveis, no desenvolvimento de simulações, aplicativos e conteúdos interativos digitais para o ensino de Física.
Apresentar o software de modelagem 3D CAD de código aberto FreeCAD, o qual pode ser programado usando a linguagem Python, com o objetivo de construção de modelos mecânicos para impressão 3D voltados para o ensino de Física.
Apresentar o software de código aberto Ultimaker Cura, o qual usará os modelos 3D gerados com Python ou Javascript para gerar os arquivos para a impressora 3D.
Genética & Sociedade: o papel da ciência em tempos de Covid-19
Apresentação e justificativas:
A relevância social do curso se justifica pela urgência em discutir a questão inédita e grave da atual pandemia de covid-19 à luz de conhecimentos técnico-científicos, combatendo a cultura das "fake news" e teorias infundadas relacionadas à origem e ao impacto do novo coronavírus. Neste sentido, há crescente disponibilidade de publicações científicas voltadas para o tema, incluíndo diversos estudos baseados em dados genéticos, genômicos e evolutivos. Para contextualização serão debatidos também estudos relacionados a testes/tratamentos com drogas (novas ou em uso), suplementos alimentares, anticopos e desenvolvimento de vacinas. |
Objetivos:
- habilitar os estudantes na consulta bibliográfica (via acesso remoto) por informações que agregam maior credibilidade da comunidade científica; - habilitar os estudantes a reconhecerem a importância dos resultados das pesquisas com relação ao seu impacto social; - envolver os estudantes em atividades de estudo à distância durante o período de quarentena em que o calendário acadêmico da UFSCar está suspenso, promovendo sua formação acadêmica em assunto de extrema relevância. |
Outras Informações Pertinentes:
METODOLOGIA: 1) consulta à bancos de referências bibliográficas (web of science) para seleção de publicações científicas e preprints relacionados à estudos genéticos e genômicos do SARS-CoV2; 2) apresentação e discussão de artigos selecionados via encontros virtuais (plataformas Google Meet/CiscoWeb); 3) realização de atividades assíncronas (encaminhadas e registradas no AVA) envolvendo consultas bibliográficas e estudos dirigidos/tarefas. CRONOGRAMA: - a atividade foi inicialmente prevista ocorrer durante o período de 14/04 a 29/05, com um encontro por semana, às quartas-feiras, das 16 as 18h. BIBLIOGRAFIA: - a seleção de referências bibliográficas é atividade integrante desta proposta e está prevista para ser construída no início da atividade, em conjunto com os estudantes. Um acevo para consulta e referência inicial será disponibilizado pela equipe proponente. |
Astronomia voltada para a Educação Básica
Apresentar a Astronomia como uma forma de cultura.
Trabalhar conteúdos básicos de Astronomia com nível adequado para a Educação Básica.
Oportunizar formação continuada e formação complementar em Astronomia para estudantes de graduação e professores da Educação Básica.
Compartilhar nossa experiência no ensino, pesquisa e extensão em Ensino de Astronomia.
Pensar em atividades que possam ser simuladas ou feitas em casa objetivando o ensino à distância (EaD).